samedi 26 novembre 2011

O CLIMA DO CANADÁ

Tudo muito bom, tudo muito bonito. Eu acho que todos já entenderam que o povo canadense (no geral) é educado e simpático. Vamos falar um pouco de outras coisas, como por exemplo... O clima! Ah o clima... Você está pensando: Claro! O ar puro das montanhas rochosas, a brisa do mar que vem da costa do pacífico e o clima temperado que emana da região dos grandes lagos, certo?
Tsc, Tsc...Muito que aprender você tem, jovem gafanhoto!  Pegue por exemplo a famosa cidade de Vancouver na Colúmbia Britânica, a província na costa oeste do Canadá. O clima é tão úmido meu camarada, que chove praticamente a metade do ano! Aí vem um espertinho e diz: Ah, mas pelo menos lá não é tão frio... Tem razão. Em Vancouver dificilmente a temperatura abaixa de 0 graus no inverno. Então meu amigo, vamos armar um churrasquinho no quintal pra comemorar o ano novo, fazendo 2 graus...E NA CHUVA!!!!
Mas e na província de Alberta? Ah... aonde eu estou! Lar das belas montanhas rochosas canadenses... Aqui meu amigo, o clima é IN-SA-NO!!! Pode um dia fazer 15 graus e no outro -15! No verão, às vezes acontecem do nada, eu disse DO NADA, as malditas hail storms (tempestades de granizo). Mas não são aquelas pedrinhas de gelo que você tá acostumado a ver no Brasil não. São BOLAS de gelo, do tamanho de bolas de tênis!  Ano passado em Calgary, as companhias de seguro quase foram à falência pagando os prejuízos com uma tempestadezinha de granizo surprise’’. Sem falar meu amigo, que o frio começa no final de outubro e só vai começar a esquentar em maio, podendo nevar até essa época. Que totoso, hein?
Aí você me diz: Ok, mas COM CERTEZA mais pro leste é diferente. O clima é mais temperado. Eu vejo sempre belas cidades vibrantes e cosmopolitas, como Toronto e Montreal, bem animadas o ano todo.
Vibrante, é? Cosmopolita, é? Quero ver a vibração e as culturas do mundo se abraçando no meio de uma nevasca em fevereiro! As nevascas no leste podem rapidamente fazer acumular neve até o joelho!!! Vibra agora negão!!! Só se for da cintura pra cima, porque o resto tá enterrado na neve!!!
Então você me responde:  Entendo. Mas o inverno canadense é tão ruim assim? E agora sou eu que te pergunto... Jura? Quer mesmo entrar nesse tema? Beleza. Você que pediu... Como você classificaria o inverno no globo terrestre? Bom, eu classifico da seguinte maneira: Existem invernos suaves, invernos normais, invernos rigorosos, invernos bizarros e o INVERNO CANADENSE. Vou ser mais claro. Um dos motivos que fez Hitler perder a segunda guerra mundial, foi que ele abriu uma frente de batalha para o leste em direção a Moscou. Ele achou que seria rápido e acabou ficando preso no também abominável inverno russo. Eu queria que o desgraçado tivesse tentado invadir o Canadá no inverno!!!! A guerra tinha acabado em 6 MESES !!! Entendeu agora?
Esse frio desumano é ruim por vários motivos, dos quais eu destaco dois.
1-      Acaba com a masculinidade de qualquer homem.
Vou explicar. Lembra meu amigo, aquele coleguinha da natação que todo mundo tinha inveja? Quando chegava no vestiário e tirava a sunga, todo mundo só faltava bater palma? Que foi? As meninas não entenderam? Vou traduzir. Lembra minha amiga, aquela época que você tava na seca? É... você foi pra uma boatezinha meio rasteira e só o que apareceu foi um rapaz meio rústico e na hora da xepa! Tá se identificando? Então, após levar o rapaz pra resolver a coisa logo (você nem quis contar todos os dentes do menino com medo de dar menos que 32!). Na hora que ele te mostrou o negócio... Você ficou com vontade de sair correndo! Ficou com medo dele transformar seu delicado porta-jóias num baú enorme!!! Agora entendeu, né? Bom, esses caras que levam o apelido de Tiãozão deformadão, Caboclo arranca-toco, etc. Você bota um cara desses 20 minutos na rua a -25 e você não consegue diferenciar os genitais desse  camarada dos de uma menininha de 6 anos!!!
2-      O frio não é ecologicamente correto
Meus amigos, eu sempre fui um grande defensor do transporte público de qualidade. Transportar as massas e acabar com essa enorme frota de carros poluentes e degradantes do meio-ambiente. Diminuir as emissões de CO2 !!! Todos esses argumentos vão por terra abaixo de -10. Meu camarada imagina ir andando até o ponto de ônibus, ficar esperando 15 minutos com esse frio do cão!!! Se me oferecer uma Kombi 73 a diesel, EU QUERO!!!
Vamos sobrevivendo...

2 commentaires:

  1. Caramba... Não ia durar uma semana nesse frio! Ui!! Adorei! Quase posso ouvir a sua voz narrando os acontecimentos! :-)

    RépondreSupprimer
  2. Cade vc? Ainda ta vivo? Noticias, please! :-)

    RépondreSupprimer