jeudi 17 novembre 2011

A REPARTIÇÃO PÚBLICA CANADENSE

Uma vez que você vai morar num outro país e você acaba de chegar, você é ... ABSOLUTAMENTE NADA! É como nascer de novo (no meu caso com mais de 30 anos!). Você não tem nenhum documento, histórico de crédito, conta bancária, NADA! Fui informado então que a primeira providência que eu teria que tomar no Canadá seria ir a uma repartição pública fazer o número do seguro social. Esse número funciona como CPF e é necessário para o seguro saúde entre outras coisas.
Então lá fui eu a uma repartição localizada perto do meu hotel. Era um belo prédio comercial envidraçado chamado One Executive Services. Comecei a me perguntar se era ali mesmo. Quando entrei, dei de cara com um tiozinho sorridente vestido com um pullover igual ao da marinha!
-BOM DIA! BEM VINDO AO One Executive Services!
Me toquei que o tiozinho era o porteiro do prédio!
-Bom dia, Estou procurando uma repartição pública federal.
-É ESSA AQUI (apontando para uma entrada localizada no térreo).
Dei uma olhada e vi um salão que parecia uma agência do Itaú Personalité com quatro pessoas esperando. Então tive que perguntar pro tiozinho:
-É aqui mesmo?
-COM CERTEZA.
Como assim? Cade o sofá velho com o forro vazando? A parede descascando? O ventilador de pé VENTISILVA? A multidão esperando pra ser atendida? E o Paranhos? O servidor que devia ter ido trabalhar mas disse que tava gripado e não apareceu. Mesmo cheio de dúvidas eu entrei com minha esposa e sentamos. Haviam duas funcionárias num balcão que estavam conversando sem fazer nada. Eu pensei, agora tá com cara de repartição. Então uma olhou e falou:
-VOCÊ DOIS JÁ FORAM ATENDIDOS?
-Ainda não.
-VOCÊS TEM QUE VIR AO BALCÃO.
-Desculpa.
-NÃO TEM PROBLEMA. EM QUE POSSO AJUDAR?
-Precisamos fazer um número de seguro social.
-OK. ME EMPRESTEM O PASSAPORTE E A PERMISSÃO DE TRABALHO.
Depois de uns 3 minutos ela devolveu o passaporte e falou:
-AGORA POR FAVOR AGUARDEM QUE VOCÊS SERÃO CHAMADOS PELO NOME. TENHAM UM BOM DIA.
Agora eu vou mofar, com certeza! Uns 5 minutos depois veio uma jovem senhora muito bem arrumada de uns 50 anos, nos chamou pelo nome e fomos até a mesa dela.
-BOM DIA, COMO VOCÊS ESTÃO HOJE (muito sorridente)?
-Tudo bem, obrigado.
-VOCÊS ESTÃO PRECISANDO DE UM NÚMERO DO SEGURO SOCIAL , CERTO?
-É...
Então tudo começou a fazer sentido. O ambiente bonito, os servidores sorridentes, o atendimento rápido... Eles vão fazer o meu número do seguro social e vão pedir em troca UM DOS MEUS RINS!!!
Vão pedir uma generosa doação para um canadense RENAL CRÔNICO!!! Só pode ser isso! Aí eu fiquei bem  preocupado! Agora eu vou ler letra por letra do que essa mulher me der para assinar!
-OK, ME EMPRESTEM POR FAVOR O PASSAPORTE E A PERMISSÃO DE TRABALHO.
Após digitar no computador durante mais uns cinco minutos, ela se virou e disse:
-MUITO BEM, ESSES SÃO OS NÚMEROS DE VOCÊS, VALEM ATÉ O ANO QUE VEM. CASO VOCÊS QUEIRAM FICAR MAIS TEMPO; E NÓS QUEREMOS QUE VOCÊS FIQUEM...
Ok, Ok, já entendi tudo. Se eu ficar mais eles vão querer um rim e uma córnea!!! Devem fazer isso com todos os cucas que vem pra cá.
-...POR FAVOR ENTREM EM CONTATO COM NOSSO ESCRITÓRIO. EM DUAS SEMANAS OS CARTÕES DE VOCÊS CHEGAM NO ENDEREÇO QUE VOCÊS DERAM. POSSO AJUDAR EM ALGO MAIS?
Muito receoso eu perguntei:
-Precisamos abrir a conta num banco aqui perto mas não sabemos onde fica...
-NÃO TEM PROBLEMA, EU VEJO NO GOOGLE PRA VOCÊS.
Aí eu entrei em pânico. Meu Deus!!!! Agora eu vou ter que doar um pedaço do fígado também!!!! Mais 3 minutinhos, ela virou entregou um papelzinho com o endereço e disse:
- TENHAM UM BOM DIA!
Sobrevivi a mais uma experiência...

2 commentaires:

  1. Mto bom!! Desse jeito vcs acabam ficando mesmo... Pense bem, aproveite seu doutorado pra fazer umas matérias em "GENTILEZA". Assim, quando vc voltar ao Brasil, poderá abrir um cursinho! Faltam especialistas por aqui!! Bjs

    RépondreSupprimer
  2. Eu adoraria fazer um comentário en français no seu blogspot todo en français mas com o perdão do meu français... PÔRRANNN!!! Tô assustando os vizinhos com minhas risadas e imaginando a sua cara de arquivo.

    RépondreSupprimer